Cenário de incertezas requer estratégias mais apuradas de mercado

Cenário de incertezas requer estratégias mais apuradas de mercado

Autor: Renata RosaFonte: A Autora

As mudanças estruturais no período de pandemia foram muitas. Pensando nisso, a IBE Conveniada FGV promoverá uma aula experimental online com o objetivo de debater estratégias de mercado. Com duas horas de duração, o evento acontecerá em dia 7 de abril, às 19h. “Apresentarei um pouco o panorama econômico e a metodologia que trabalhamos”, diz o professor da casa e coordenador do MBA Executivo em Economia e Gestão: Estratégia de Mercado,Marcelo Prado, responsável pelo evento.

“Estratégias são muito importantes”, analisa o especialista. Para ele, o grande número de novas tecnologias e informações faz com que as empresas precisem se adaptar rapidamente. “Vivemos uma realidade com uma obsolescência acelerada, não só de conhecimento, mas de atitudes e tecnologias. O papel da estratégia de mercado, portanto, é apontar uma direção, dar o caminho para que a empresa possa superar os desafios e se atualizar. Sobretudo nesses tempos difíceis”, diz.

Em dados da CNI (Confederação Nacional da Industria), divulgados através de seu Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), a confiança do empresário vem baixando nos últimos meses. O índice registrou queda de 5,1 pontos na comparação com fevereiro.

Esta é a terceira maior queda mensal da série, inferior somente às verificadas em junho de 2018, consequência da paralisação dos caminhoneiros ocorrida em maio daquele ano, e em abril de 2020, devido à pandemia.

“Tentamos colocar o aluno como protagonista, para que ele consiga entender e superar desafios. Nosso objetivo é mudar o mindset dos alunos, fazendo com que pensem de forma diferente. Essa mudança impacta diretamente no mercado do futuro, que é pautado pelo e-commerce que mesmo em período pandêmico continua em crescimento”, explica Prado.

Em pesquisa divulgada pela Webshoppers 43 Ebit|Nielsen & Bexs Banco, as vendas no varejo virtual cresceram 41% na comparação entre 2020 e 2019. A alta na quantidade de pedidos foi de 30% e chegou a 194 milhões de compras.