Acredite: Os candidatos se atrasam para entrevistas de emprego virtuais

Antes da pandemia, um dos maiores problemas na hora das entrevistas de seleção era a falta de pontualidade por parte de alguns candidatos

Antes da pandemia, um dos maiores problemas na hora das entrevistas de seleção era a falta de pontualidade por parte de alguns candidatos. É evidente que algum incidente poderia acontecer, como uma emergência médica ou acidente de trânsito, o que é realmente compreensível, porém a maioria esmagadora das vezes em que um candidato não chegava no horário sempre esteve relacionado com a falta de comprometimento.

Com a pandemia, que obrigou grande parte das pessoas a ficar em casa, esse problema não está sendo diferente. Mas a grande pergunta é: como alguém consegue se atrasar para uma entrevista virtual de trabalho, se teoricamente não precisa enfrentar trânsito?

“A falta de pontualidade segue como um dos problemas que insiste em acontecer. Os fatores são inúmeros e vão desde a pessoa estar relaxada em casa e se descuidar do horário até a falta de uma verificação tecnológica, ou seja, chega na hora da entrevista sem verificar como está seu equipamento." explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

Antes de realizar a entrevista, Catalano orienta que as pessoas não cometam erros básicos, como não verificar a conexão coma Internet, deixar a câmara ligada, verificar se o som está em ordem e, o principal, perguntar qual plataforma será realizada a entrevista:

“Pode acontecer da pessoa receber as orientações para o uso da plataformaZoom, por exemplo, e não saber como esta plataforma funciona. Muitas vezes, nem tem o aplicativo instalado. Isso vai atrasar a entrevista e demonstra falta de comprometimento com a pontualidade. No outro lado da telinha existe um avaliador que tem outros candidatos para entrevistar. Se não se organizar com antecipação, vai atrasar a entrevista:

“Outro fator de atraso nestas entrevistas é a falta de um currículo atualizado. Na hora da entrevista, o candidato acaba lembrando de um detalhe que não constava no currículo que foi cadastrado. Esses detalhes atrasam ainda mais o progresso e mostram que o candidato não está atento com detalhes. Por isso reforço sempre que os dados sobre a vida profissional precisam ser atualizados” completa a especialista.