Tendências exigem empresas mais digitais

Com mais de um bilhão de novos usuários conectados à internet, empresários precisam ficar atentos às oportunidades. Nesse cenário, Google lança novas ferramentas para impulsionar negócios

A tecnologia é uma das ferramentas que melhor ajuda as pessoas, somente de 2013 a 2017 quase 1 bilhão de novos usuários se conectaram à internet, e segundo um relatório de tendências feito pelo Google em parceria com a Bain & Company em janeiro deste ano, o Brasil configura entre os 11 países responsáveis por uma parcela considerável de usuários que vão se conectar até 2021. Por isso micro e pequenos empreendedores devem estar atentos às mudanças que acontecem no mundo digital para que a sua atuação corresponda ao que o público busca.

Estar presente nas redes é algo importante para o empreendedor, ainda mais porque segundo uma pesquisa feita em novembro de 2018 pela Provokers, 96% dos brasileiros usam a web para pesquisar sobre produtos e serviços oferecidos por pequenas e médias empresas.

Segundo o gerente do Google Customer Solutions do Brasil, Edson Sousa, é preciso que o empreendedor esteja atento a tudo que se publica nas suas redes sociais e em seu site. Mas destaca que caso o empresário ainda não esteja no mundo virtual, existem ferramentas digitais gratuitas para auxiliar a entrada nesse meio. “O empreendedor precisa estar presente nas redes e na internet. O Google Meu Negócio, por exemplo, é uma ferramenta fundamental para ele, é gratuita e a partir de um cadastro ele pode aparecer no Google Maps, no serviço de busca do site, e também gerenciar o seu negócio. Ele habilita mais de 150 milhões de empresas a encontrar seus clientes na internet, tornando elas acessíveis aos seus clientes”, contou.

O gerente do Google conta que do ano passado até agora já foram verificados 50% a mais de novos negócios na plataforma, o que mostra o interesse do empreendedor de estar presente na internet. “Dá pra criar um site a partir disso. Já ajudamos mais de 600 mil empreendedores a criar um site. Depois que ele cadastra existe uma verificação, para o Google saber qual o negócio. É tanto pelos correios, ou pode ser pela internet. A verificação é para constatar que no endereço tem aquele empreendimento”, afirmou.

Edson conta ainda que o Google dispõe de outras ferramentas para auxiliar o empreendedor. Uma delas é o Google Primer. “O Primer é um aplicativo de treinamento gratuito sobre presença online, campanhas de marketing digital, tudo gratuito, onde permite um conhecimento maior do marketing digital, que é importante para que o empreendedor esteja entendendo sobre como se posicionar nas redes e ter o seu posicionamento”, contou.

Já de acordo com a analista do Sebrae, Conceição Moraes, estar presente e bem relacionado com a tecnologia, que pode fazer ainda que o negócio chegue a outras pessoas. “As pessoas estão mais conectadas as redes cada vez mais. Principalmente se o público envolve geração z e geração y, é preciso obrigatoriamente ter um negócio apresentado nas redes sociais. O publico está comparando e vendo os preços usando o Instagram como revista por exemplo. É preciso estar presente onde os clientes estão, onde buscam opinião sobre a empresa. Até mesmo registrar a empresa no Reclame Aqui, mesmo sem reclamação”, contou.

Dicas

Entre as atividades que os brasileiros mais realizam na rede mundial de computadores está a pesquisa e comparação de preços, além da compra on-line, que á que mais vem crescendo. Com isso, muitas ferramentas vêm surgindo para auxiliar não só nas buscas, mas ajudar os micro e pequenos empreendedores a atuarem no mundo tecnológico, indicando como se posicionar nas redes, interagir com os clientes e estar sempre se atualizando a cerca do marketing digital.

O Gerente do Google, Edson Sousa conta ainda que no próximo mês irá acontecer um evento da empresa no Recife, o "Cresça com o Google”, nos dias 13 e 14 de agosto no Teatro Guararapes. “São treinamentos gratuitos para desenvolver habilidades digitais. As inscrições abrem em breve, e é totalmente gratuito. Quem for, vai sair transformado, e muitos conseguem crescer depois. É um momento que é feito para alguns públicos, temos temas especiais para as mulheres, desenvolvedores entre outros”, finalizou.